Chablis

Brancos cremosos da Borgonha, de qualidade excepcional, Chablis são produzidos a partir de uma única uva, a Chardonnay. E esses vinhos representam 20% de toda a produção de vinhos da Borgonha. Não deve ser à toa!

O solo da região de Chablis, distante 186 km a sudeste de Paris, está repleto de fósseis de mariscos e pequenas ostras. Isso porque, há cerca de 150 milhões de anos, a região estava sob o mar. Essa é uma das peculiaridades típicas de Chablis.

A denominação de origem Chablis engloba quatro diferentes categorias de vinhos:

 Petit Chablis

De aparência clara e cristalina, e cor palha às vezes meio esverdeada, um Petit Chablis é um vinho bastante mineral, que costuma ter aromas de flores brancas com notas cítricas de limão e toranja. É um vinho picante e leve, de equilibrada acidez e final longo. Petit Chablis é para ser bebido jovem, mas não se engane com o nome: esse vinho não tem nada de pequeno, não.

 Chablis

Com uma leve tonalidade de palha dourada, ou até verde-ouro, Chablis é um vinho muito fresco, brilhante e mineral, com notas de maçãs verdes e limão, além de menta, alcaçuz e feno recém-cortado. Com o envelhecimento, pode se tornar mais dourado, e com mais especiarias no aroma. Seco e muito sofisticado, esse é um vinho de personalidade única, aromas e sabores persistentes.

 Chablis Premier Cru

Somente 11 dos vilarejos de Chablis estão autorizadas a produzir Chablis Premier Cru, cada um com seu caráter específico, mas todos estruturados. Esse é um vinho de guarda, que deve esperar entre 5 e 10 anos para ser consumido, após o engarrafamento, e varia de mais mineral, a caracteristicamente mais floral. Normalmente é dourado pálido, e merece um pouco de decantação para que libere o melhor de si.

 Chablis Grand Cru

Esse vinho é produzido, principalmente, no próprio vilarejo de Chablis, mas também pode ser proveniente, exclusivamente, de Fyé e de Poinchy. A cor verde-ouro cristalina evolui para amarelo clara, com a idade. Esse é um vinho que pode envelhecer por 10, ou até mais de 15 anos. Sem perder a mineralidade, destacam-se nele aromas de mel, nozes e amêndoa. Considerado a “joia da coroa” de Chablis, representa somente 2% do total de vinhos da denominação, sendo rico em nuances, perfeitamente equilibrado, e muito autêntico.

De maneira geral, os vinhos de Chablis são excelentes companheiros para frango, peixe e pratos vegetarianos. A salinidade destes vinhos combina muito bem com ostras, camarão e lagosta. Aposte num risoto de frutos do mar.

Curiosidade: o vilarejo de Chablis, o maior da região vitivinícola de mesmo nome, tem, no total, menos de 3.000 habitantes. São poucos, é verdade; mas são bem sortudos...




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em