Vinho do Porto

O Vinho do Porto é um vinho licoroso produzido na Região Demarcada do Douro. Mais do que isso, o Vinho do Porto é um grande embaixador de Portugal, mundo afora.

Uma curiosidade: somente metade dos hectares plantados com vinha, na Região Demarcada do Douro, estão autorizados a produzir Vinho do Porto, segundo os critérios estabelecidos pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, órgão responsável pela regulamentação vitivinícola da região.

Essa é uma região que está localizada ao longo do vale do Rio Douro, que nasce na Espanha, atravessa o norte de Portugal, e desemboca no oceano Atlântico, junto à cidade do Porto, cujo centro histórico foi declarado, pela UNESCO, como Patrimônio da Humanidade.

A demarcação desta denominação de origem remonta ao ano de 1756, mais especificamente ao dia 10 de setembro daquele ano, com a instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro. Por isso, no dia 10 de setembro comemora-se, agora oficialmente, o Dia do Vinho do Porto.  

Voltando ao vinho, o ideal seria que não falássemos em Vinho do Porto, mas, sim, em Vinhos do Porto, tamanha a diversidade de tipos, de níveis de doçura, de cores...

Antes de mais nada, você sabe a diferença entre um Porto Ruby e um Porto Tawny? Porto Ruby envelhece em garrafa, tendo menor contato com a madeira, em um processo que mantém a cor viva do líquido e confere aromas frutados ao vinho. Porto Tawny tem maior contato com o carvalho, apresentando cores mais atijoladas, e aromas mais associados a frutos secos. Posto isso, vamos a mais detalhes...

 Porto Ruby Reserva é o resultado de uma seleção dos melhores vinhos do Porto de vários anos, combinados para criar um vinho jovem, poderoso, frutado e intenso. Uma excelente escolha para acompanhar queijos cremosos, como brie e camembert, ou então sobremesas à base de queijos, como cheesecake.

 Porto Late Bottled Vintage (LBV) é um Porto Ruby de um único ano, muito encorpado e rico, que esperou entre 4 e 6 anos para ser engarrafado. Também acompanha os queijos cremosos, e é um excelente parceiro para bolos e mousses de chocolate.

 Porto Vintage é também um Porto Ruby de um único ano, que é engarrafado depois de 2 a 3 anos da colheita, e é o único Porto que continua evoluindo, na garrafa. Ele evolui gradualmente por até 50 anos. Há quem considere melhor esperar alguns anos para degustá-lo, mas na realidade esse é um vinho que tem seus encantos em todas as fases de sua vida. Quando jovem, harmoniza muito bem com chocolate. Quando velho, merece ser apreciado sozinho...

 Porto Single Quinta Vintage é um Porto Vintage produzido com uvas de um único vinhedo, o que lhe garante um caráter bem específico.

 Porto Tawny Reserva é envelhecido em carvalho, mas mantém o sabor frutado característico da juventude do vinho. Um vinho perfeito para salada de frutas, e também para torta de amêndoas.

 Porto Tawny 10 anos é, como diz o nome, um vinho que evoluiu por 10 anos em carvalho. Sabe aquelas sobremesas típicas de Portugal, com açúcar e ovos? São ainda mais interessantes se harmonizadas com esse vinho.

 Porto Tawny 20 anos é um vinho muito equilibrado, no qual os sabores remetem a frutos secos e à baunilha torrada, em cores que vão do âmbar avermelhado ao dourado. Para esse vinho, sugerimos queijos semiduros, como emmental, gouda ou gruyère.

 Porto Tawny 30 anos é um vinho com aromas e sabores muito intensos e concentrados, no qual encontramos mel, especiarias, avelãs... Uma combinação perfeita para esse vinho é uma sobremesa à base de café, ou mesmo uma boa xícara de café.

 Porto Tawny 40 anos é um vinho tão complexo que nossa dica é não harmonizá-lo. Sinceramente? Apenas curta esse vinho, degustando-o!

 Porto Colheita é um vinho de um único ano, envelhecido em carvalho por, pelo menos, 7 anos. Seu estilo depende muito, nesse caso, da safra. Em relação às dicas de harmonização, elas são as mesmas dadas anteriormente, nos vinhos Tawny com Indicação de Idade.

Vale lembrar que o Vinho do Porto Branco, às vezes esquecido, também tem categorias especiais, podendo ser rotulado com as menções Reserva ou Indicação de Idade (10, 20, 30 ou + de 40 anos).

Agora, convidamos você a ler mais sobre esse vinho, em um comparativo entre os Vinhos do Porto e Madeira, dois fortificados do mesmo país, mas tão diferentes, e tão especiais. Para ler, clique aqui.

Ou então, se quiser ler uma deliciosa receita de rabanada com Vinho do Porto, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em