Lanzarote

A ilha mais oriental do arquipélago espanhol das Ilhas Canárias. Vamos conhecer Lanzarote, e seus vinhos!

Lanzarote fica a 1.000km da Península Ibérica, mas a somente 100km de Marrocos. Local extremamente árido, o clima de Lanzarote pode ser classificado como desértico, onde a cultura da videira desenvolve-se em solos vulcânicos.

A forma de cultivo local (às vezes com vinhedos enterrados em buracos sob formas de funis) não permite nenhum tipo de processo mecanizado, de modo que o trabalho é realizado totalmente de maneira manual, sendo os rendimentos baixos e, em compensação, de alta qualidade.

Mesmo com uma grande variedade de uvas plantadas, a representante mais importante na região é a branca Malvasia. Para conhecer mais sobre essa cepa, clique aqui. Mas os vinhos de Lanzarote não se resumem somente a Malvasia. Na realidade, eles são bem variados, e diferentes entre si:

 Malvasia jovem e seco, com notas de ervas secas e frutas maduras, uma interessante expressão dessa uva.

 Malvasia doce, rico em nuances de ervas finas, um vinho forte, complexo e com excelente persistência.

 Malvasia semi-doce, um vinho frutado e intenso, agradável no paladar, e com boa acidez.

 Diego jovem e seco, um vinho de grande estrutura, e com aroma medianamente frutado.

 Malvasia seco e fermentado em barril, um vinho que passa por um processo chamado sur lies, que você pode conhecer mais, clicando aqui.

 Moscatel, em geral em versões de vinho de sobremesa.

 Rosé, em vinhos saborosos, alegres e bem equilibrados.

 Tinto tradicional jovem, em vinhos limpos e brilhantes, com final fresco e boa persistência.

 Tinto tradicional fermentado em barril, vinhos muito intentos, com toques maduros de madeira e nuances minerais vulcânicas.

 Tinto com maceração carbônica, vinhos com uma incrível força aromática, mas suaves na boca, com final longo, aveludado e redondo.

 Espumante, um vinho com bolhas finas e constantes. Aroma intenso e limpo. Ligeiramente ácido, agradável, requintado e elegante.

Na busca por um Lanzarote para experimentar, saiba que a safra de 2010 foi considerada excelente, por especialistas. Que tal?

E, se quiser ler mais sobre a produção de vinhos na Espanha, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em