Nebbiolo

De onde vem essa uva? Da Itália. E de onde vem esse nome? É uma referência ao nevoeiro que se instala nas vinhas das colinas do Piemonte, durante o período da colheita. Nebbia, em italiano, quer dizer névoa, ou nevoeiro.

Se gostou dessa curiosidade, e quiser saber o porquê do nome de outras uvas, clique aqui.

Os vinhedos da Nebbiolo estão entre os primeiros a brotar, mas a uva é uma das últimas a amadurecer. Além disso, as vinhas são bastante exigentes em relação ao solo, precisando de boa drenagem, e também em relação ao Sol, precisando de muita exposição.

Apesar do interesse de produtores de diversas partes do mundo, a Nebbiolo é pouco cultivada em outros locais, por ser muito sensível às variações de solo e clima. Não é nada fácil encontrar bons exemplares de vinhos produzidos com Nebbiolo fora de sua terra natal, no noroeste da Itália. Mas existem algumas poucas e boas tentativas, principalmente no continente americano.

A Nebbiolo é uma cepa de pele escura, eventualmente também conhecida como Spanna, Prunent, ou Chiavennasca.

Naturalmente vigorosa, a vinha da Nebbiolo precisa de muito cuidado por parte do viticultor, com a poda necessária para que fortaleça os frutos e concentre sabores e aromas.

Nebbiolo dá origem a vinhos tânicos, alcoólicos, de boa acidez e excelente capacidade de envelhecimento, mas nem sempre com muita cor. Mesmo mediante pouco envelhecimento, esse vinho já apresenta uma borda com um tom alaranjado de tijolo. É um vinho relativamente fácil de ser reconhecido pela cor, aliás.

Quando jovem, um vinho produzido com Nebbiolo pode ter aromas florais, como violetas e rosas. Com a idade, esse vinho desenvolve couro e especiarias, com nuances de cogumelos, ervas e cereja escura.

As denominações mais famosas que utilizam Nebbiolo em seus vinhos são as de Origem Controlada e Garantida Barolo e Barbaresco. Mas outras denominações também merecem atenção, como as DOCG Gattinara e Roero.

Para experimentar um vinho Nebbiolo, sirva-o a aproximadamente 16°C, e harmonize-o com uma salada de carpaccio, rosbife mal passado, ou então com massa em um suculento molho à bolonhesa.

Deguste um Nebbiolo, e sinta-se no Piemonte...




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em