Terroir: o que é isso?

Uma das palavras mais faladas no mundo do vinho. Uma das menos entendidas, também... Então, vamos lá!

Terroir (palavra de origem francesa, que significa “solo”) é o conjunto de características especiais que a geografia, a geologia e o clima de um determinado lugar, interagindo com a genética da planta, expressam, em forma de sabor e aroma, em produtos agrícolas como vinho, café, chocolate, tomate...

Ou seja, terroir é a soma dos efeitos das condições ambientais sobre um determinado produto. No caso, todo o ambiente no qual a vinha se desenvolve, e os efeitos desse ambiente sobre o vinho.

Sendo assim, o conceito de terroir é a base dos sistemas de Denominação de Origem Controlada (DOC), apesar de muitos afirmarem ser essa, sobretudo, uma questão de marketing das regiões vinícolas.

Mas qual o papel do terroir, se a enologia moderna tem provado que é possível produzir vinhos de qualidade respeitável a partir de uvas cultivadas praticamente em qualquer lugar, devido a melhores técnicas de cultivo e de vinificação?

O terroir seria o responsável pela definição do caráter de um vinho. Independente de especificidades das técnicas de vinificação, ou de variações climáticas de uma safra em particular.

Terroir é, por exemplo, o que verdadeiramente define as diferenças entre um vinho elaborado com Cabernet Sauvignon cultivada em Bordeaux ou Cabernet Sauvignon cultivada na Califórnia. Aliás, por algum motivo, a questão do terroir tende a ser mais presente justamente quando se comparam vinhos do Velho Mundo com vinhos do Novo Mundo. 

O fato é que as regiões vinícolas se dividem em dois grandes tipos climáticos: climas marítimos e climas continentais. Nos climas continentais encontramos as maiores variações de temperatura entre dia e noite, e o maior número de horas diárias de luz solar. Já nos climas marítimos encontramos maior umidade relativa do ar e maior número de dias chuvosos.

Outro fator de grande relevância para o terroir é o solo em si, já que as vinhas são nutridas por seu conteúdo. Um solo muito rico em conteúdo orgânico e mineral beneficia demasiadamente o crescimento das folhas, o que acaba gerando frutos empobrecidos. Assim sendo, são melhores os solos menos férteis.

Ainda mais importante que a composição química, é a estrutura do solo, que deve permitir uma boa drenagem. Terrenos muito planos, por exemplo, dificultam a boa drenagem do solo. Umidade em excesso pode causar problemas de fungos nas folhas e nas uvas.

Portanto, é evidente que há muita influência ambiental sobre a produção de um vinho.

E, na sua essência, terroir é a suposição, ou a afirmação, de que a terra onde as uvas são cultivadas confere ao vinho uma qualidade única.

Mas, como esse é realmente um tema controverso, a ciência tem trabalhado na tentativa de elucidá-lo. Se quiser ler sobre um estudo científico que trata do tema, clique aqui.

 




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em