Algumas pessoas nasceram para o vinho, e têm tanta história boa para contar, que a gente não pode deixar passar... Entrevistamos o enólogo uruguaio Gabriel Pisano, um jovem talento.
 
O ano que passou foi tumultuado, sem dúvida.
Mas também muito produtivo, por aqui...
 
Uma das combinações que mais atraem os enófilos é o casamento entre queijos e vinhos! Mas que tal surpreender a todos, montando uma noite de queijos e vinhos muito diferente, baseando-se em escolhas tipicamente portuguesas?
 

Eslovênia

Você vai ficar admirado ao saber que as fronteiras do vinho praticamente não têm limites. Que tal conhecer o vinho produzido na Eslovênia?
 
Quando chega o inverno e as temperaturas caem, é chegada a época de reunir amigos em torno de um cardápio bem charmoso: fondue.
 
Essa sobremesa está entre as mais tradicionais da França. E aqui, sugerimos uma pequena variação na receita, para ela ficar ainda mais deliciosa!
 
O vinho, se consumido moderadamente, nos deixa mais relaxados. O vinho, se consumido moderadamente, nos deixa mais alegres. Mas será que ele também nos deixa mais bonitos? Ou melhor, mais bonitas? Parece que sim.
 
O mesmo vinho que precisa respirar, para liberar seus aromas, sofre com o contato excessivo com o oxigênio...
 
Aqui vão algumas pequenas histórias para serem divididas com amigos, junto a uma boa garrafa de vinho!
 

Corbières

Se você nunca ouviu falar nesse nome, não perca mais tempo. Esse é um dos maravilhosos vinhos do sul da França!
 
Você já parou para pensar no que significa a tal zona de conforto? Não significa prazer, necessariamente. Mas talvez signifique inércia.
 
“O vinho é somente para quem conhece”! Não caia nessa! Em primeiro lugar, porque ninguém conhece tudo sobre o vinho!
 
Aqui vai uma excelente sugestão, para colocar um ponto final naquele dilema de onde guardar os seus vinhos!
 
Podemos passar horas falando em harmonização, com possibilidades diferentes, com sutilezas surpreendentes, enfim... Mas, hoje, vamos direto ao ponto: Uma dica por uva!
 

Criaderas e Solera

Conhece esse sistema de envelhecimento de vinhos, utilizado para vinhos fortificados, entre eles o Jerez? Bom, primeiro vamos à história... 
 

Hárslevelü

Quando o nome é estranho, a gente gosta de começar, antes de mais nada, pela pronúncia! Para falar Hárslevelü, diga “rarch-lê-vê-lú”, com a última sílaba sendo a tônica.
 
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quase 96% das casas, no Brasil, já possuíam geladeira, em 2011. Bom, mas a geladeira é útil para guardar vinho? Sim, ou não?
 
Foram escolhidos os melhores vinhos do Chile, e o Tintos&Tantos estava lá, para contar...
 
Incluir o consumo moderado de vinho no dia a dia significa considerá-lo como parte da nossa alimentação. Mas, para consumir uma ou duas taças diariamente, precisamos responder a uma pergunta: quanto tempo o vinho dura, depois de aberta a garrafa?
 
A ideia é inovadora. E talvez faça realmente sucesso. É esperar para ver.
 

Bulgária

O que você sabe sobre esse país? Conhece seus vinhos? Venha conosco, então.
 

O vinho do Natal

A ceia de Natal pede vinho. O almoço do dia 25, também. Mas a questão é: qual vinho servir?
 
Na Páscoa cristã celebra-se a ressurreição de Cristo, que segundo a Bíblia, ocorreu três dias depois de sua crucificação. Essa é, provavelmente, a festa mais antiga do calendário cristão, surgida nos primeiros anos do cristianismo.
 

Cantucci, per tutti!

O Cantuccio é um biscoito típico da Toscana, ideal para ser servido ao final da refeição. Os Cantucci (plural de Cantuccio), ou os Cantuccini, como também são chamados, são ainda mais charmosos quando feitos artesanalmente! Experimente!
 
Existem vários estudos relacionando o consumo moderado e regular de vinho a um menor risco de AVC. Vamos entender esse assunto?
 
Deixe um vinho por décadas dentro da garrafa, e você vai observar um fenômeno interessante: aos poucos, o nível do vinho vai diminuir.
 

Collioure

Vamos começar pela pronúncia? Diga “coliôrr”, e está tudo certo. Agora, vamos ao que interessa!
 
Você sabe onde são cultivadas as uvas que produzem os vinhos que você mais gosta?
 
Alguns ainda acham que é uma frescura essa história de terroir... Mas valorizar a origem dos produtos que vêm da indústria agropecuária é uma tendência mundial, que a gente pode observar em diversos mercados, não somente no mundo do vinho!
 
As pessoas são diferentes entre si. Já percebeu como algumas pessoas, naturalmente, têm o olfato apurado? Se esse não for o seu caso, saiba como desenvolver esse sentido!
 

Bombino Bianco

Essa é mais uma das muitas uvas que encontramos na Itália! Vamos conhecê-la?
 
É comum ouvirmos dicas do vinho ideal para a hora dos aperitivos. Ou então, qual vinho harmonizar com determinada salada, ou com tal prato principal. Sem falar em sugestões para harmonizar com a sobremesa. Mas será que é possível conciliar tudo, com um único vinho?
 
Essa uva lida muito bem com a acidez do tomate, ingrediente tão comum na culinária da Itália. E cogumelos e aspargos, também considerados mais complicados de harmonizar, são ainda melhores na presença desses vinhos.
 
Garrafa deitada? Garrafa de pé? Afinal, qual o jeito correto de armazenar? Afinal, há um jeito correto de armazenar?
 
A associação formada pelos produtores de vinho do Líbano, constituída em 1997, esteve no Brasil para divulgar seus vinhos, pela primeira vez. E foi surpreendente!
 
É momento de comemoração, aqui no Tintos&Tantos!
 
Sopa e vinho, uma excelente combinação, sem dúvida. Mas, dependendo dos ingredientes do seu prato, você pode fazer escolhas ainda mais interessantes para a sua taça!
 

Turquia

Um país exótico, a começar pela localização: trata-se de um país transcontinental, que fica na Eurásia.
 

O tamanho da taça

Será que o tamanho da taça de vinho nos influencia, efetivamente, na quantidade que vamos consumir? Um estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, concluiu que sim.
 
Dourado e crocante por fora, esses pãezinhos são muito saborosos, além de serem bastante charmosos.
 
Esse tema interessa a muitas mulheres, sem dúvida! Vale a pena acompanhar!
 

Bandol

Os vinhos são franceses, da região da Provence, mas essa história começa em outro lugar... venha conosco!
 
Em 1985 houve um leilão de vinhos que entrou para a história. Uma garrafa de vidro verde escuro, sem rótulo, foi arrematada por nada menos que 105.000 libras, que equivaliam a aproximadamente 157 mil dólares. Era o maior preço já praticado em um leilão de vinhos! 
 
A gente fala de vinho. A gente fala de terroir. A gente fala de variedades. A gente fala de taças. Agora a gente vai falar da uva, propriamente dita!
 

O sabor adocicado

A gente tende a associar o sabor doce a açúcar. Mas será que é isso mesmo? De onde vem o sabor adocicado de um vinho?
 

Terret

Essa é uma variedade do sul da França. E é uma cepa tipo “três em um”.
 
Trocadilhos à parte, essa madeira é pau para toda obra! Sabe por quê? Porque muitas são as suas funções, no processo de vinificação.
 
Esta é uma uva vinificada de diversos modos, mas os mais comuns são os tintos e os rosés. Bem diferentes um do outro, o tinto é um vinho rico e denso, com sabores intensos de frutas, enquanto os rosés são leves, frescos, e muito fáceis de beber.
 
Em 2014, no dia 14 de outubro, a associação realizou esse evento, pela primeira vez, fora do Chile. Onde? Aqui, no Brasil. E o Tintos&Tantos estava lá, para contar...
 
A baixa umidade relativa do ar é sempre um motivo de preocupação. Até para os nossos queridos vinhos...
 

Malta

Uma oportunidade para conhecer esse país. Uma oportunidade para conhecer seus vinhos... Está esperando o quê?
 

A garrafa de vinho

Gostamos de tudo que se relaciona ao mundo do vinho. Das uvas aos saca-rolhas. Então, dessa vez, o assunto são as garrafas de vidro, utilizadas como as principais guardiãs da bebida de Baco.
 

Pão de vinho

O pão e o vinho dividem, juntos, muitas histórias. Surpreenda-se, com essa receita!
 
Mais uma vez a ciência descobre um benefício do resveratrol, à saúde humana. Acompanhe!
 

Biscoitos

Nem biscoitos, nem bolachas. Aqui o assunto é vinho!
 

Vinho Pét-Nat

Muitos mercados, não somente o do vinho, assistem a uma busca por produtos naturais e elaborados por técnicas antigas, às vezes erroneamente consideradas “ultrapassadas”.
 
Imagine a cena. O marido vai sair, e pergunta para a mulher: “Precisa de alguma coisa da farmácia?”. Ela então responde: “Sim, traga conhaque para as crianças!”. Por incrível que pareça, isso pode, sim, ter acontecido em um passado distante.
 
Você já deve ter se deparado com esse termo, se é um amante de vinhos, e principalmente, de vinhos espumantes. Então, que tal entendê-lo melhor?
 

Kerner

Para quem acha que vinho e poesia têm tudo a ver um com o outro, essa é a uva! Saiba o porquê...
 
Esses são dois processos distintos, com diferentes consequências... E somá-los, nem sempre, é uma boa ideia...
 
Amantes de café não concebem encerrar uma refeição, sem uma xícara. E a combinação do café e do vinho vem chamando a atenção, em vários pontos moderninhos, espalhados pelo mundo. Então, virou assunto também por aqui.
 
Estamos celebrando o primeiro ano do Tintos&Tantos!
 
Um momento muito especial para o vinho português no Brasil, e o Tintos&Tantos estava lá, para contar...
 
Para alguns, o prazer do vinho está em descobrir cada vez mais possibilidades, a partir de uma preferência já identificada. Por exemplo, aprofundando-se em Malbecs argentinos, ou então em italianos da Toscana. 
 
Vá até a sua geladeira, e veja qual a validade do leite. Cuidado para não bebê-lo depois de vencido. Agora, vá até a sua adega, e procure pela validade do vinho. O que quer dizer a expressão “válido por tempo indeterminado”?
 
Já se pegou nesse dilema? Sabe bem a diferença entre uma e outra? Vamos lá, sempre há mais a aprender...
 
Dizem que Champagne combina com tudo. É possível... Mas será que tem limites? Quais?
 

Geleia de vinho

Imagine uma geleia bonita, cheirosa e brilhante. Agora, imagine se ela tiver sabor de vinho!
 
Você vai ver que não existe resposta certa! O que existe, nesses casos, são diferentes razões para escolher cada uma das respostas! Vamos lá!
 

Baden

Baden é a terceira maior região vinícola da Alemanha, e é a região mais quente (para nós a menos fria) e mais ensolarada do país. Um lar de vinhos incomparáveis!
 
Pegue uma garrafa de vinho, e analise-a com calma. Você é capaz de ver uma, ou melhor, duas emendas, de cima a baixo?
 
As ervas aromáticas enriquecem o sabor dos alimentos, e sempre estão ligadas aos prazeres da arte da culinária. Um bom motivo, então, para conhecermos algumas dicas de como harmonizá-las... 
 
Houve um tempo em que era vedado, às mulheres, o prazer do vinho. Acredita?
 

Grenache Blanc

Essa uva teve origem na Espanha, onde é chamada de Granacha Blanca. Venha conhecê-la!
 

Por que carvalho?

Dois mil anos antes de Cristo, baldes de madeira já eram usados para armazenar e transportar vinho. Já mais especificamente, os barris fechados de carvalho remontam ao tempo do Império Romano. Mas afinal, por que carvalho?
 

Croácia

Um pequeno país de grandes vinhos. Sorte dos 4,5 milhões de habitantes. Sorte do mundo todo, na realidade.
 
A variedade de vinhos rosé à disposição, nas prateleiras de supermercados, nas cartas de vinhos de restaurantes, e nos catálogos de lojas especializadas, é cada vez maior.
 
Por que envelhecer em barris de carvalho francês é um motivo de orgulho? O que o carvalho francês tem de tão especial?
 
Nem sempre uma garrafa de vinho é inteiramente consumida no mesmo dia em que a abrimos. Principalmente, quando se trata de vinho fortificado.
 

Geórgia

Vamos por partes. Uma informação por vez. Para a gente não perder nada...
 
P, M, G, para quê? Cada vez mais pessoas aderem ao tamanho único. Não, não estamos falando em roupa. Aqui o assunto é taça de vinho.
 
Mal as temperaturas dos termômetros começam a cair, e muita gente já pensa em uma noite com uma tacinha de vinho... Por quê?
 

Maçãs ao vinho

Nessa sobremesa, o calor e o frio se encontram, e o resultado é excepcional.
 
Chega de ouvir que Ruby é um vinho do Porto mais básico, quando comparado ao Tawny. Que tal encararmos como estilos diferentes, que é o que efetivamente eles são, um em relação ao outro?
 

Douro

Essa região, no nordeste de Portugal, é responsável por alguns dos melhores vinhos da Península Ibérica. Bem-vindos ao Douro!
 
Fulana Noir. Fulana Blanc. Fulana Gris. Quais as semelhanças, e quais as diferenças entre elas, você sabe?
 

Malagousia

Assim como a fênix, pássaro da mitologia grega, a Malagousia também nasceu na Grécia. E do mesmo modo que a fênix, essa uva também renasceu!
 
Grandes vinhos costumam ter nome mundialmente famoso. Seja do produtor, seja da região. Assim é com Châteauneuf-du-Pape. E esses vinhos, além de terem um nome memorável, também têm uma garrafa só deles...
 
Primeiro, uma tentativa de descomplicar o tema...
O mundo árabe compreende mais de 20 países. O que convencionamos chamar de comida árabe é, na verdade sírio-libanesa. Essa culinária, a qual nos referimos, foi trazida ao Brasil pelos imigrantes árabes que vieram do Líbano e da Síria, no começo do século XX.
 
Diante da enorme variedade existente no mundo do vinho, fica difícil não se perder. Mas existem algumas peças-chave nessa história!
 
Envelhecer significa, necessariamente, entrar em contato com o carvalho? Não, existem outras alternativas.
 

Angola

A cultura da vinha e a produção do vinho desconhecem fronteiras. Por isso, não deveria nos surpreender, saber que em Angola, agora, também se faz vinho.
 
Certa ou errada? Melhor ou pior? Tendência, ou ultrapassada? Vamos saber sobre as diferentes taças que servem vinhos espumantes?
 
Louis Pasteur (1822-1895) foi um importante químico francês. Mas o que ele tem a ver com o mundo do vinho?
 
Entre fermentados e destilados, o que aproxima e o que distancia o vinho de outras bebidas?
 

Cafayate

No noroeste da Argentina, essa região desfruta de uma excelente reputação no mundo vitivinícola. Sejam bem-vindos à Cafayate!
 
Esse é um assunto que vire e mexe aparece, mas que por outro lado, é bastante evitado, também. Afinal, o que é clone de uva?
 
Uma tortinha de chocolate inesquecível. Para todo mundo ficar se perguntando de onde veio essa maravilha! O que ninguém precisa saber é que, na verdade, é bem fácil de fazer...
 

Trepat

Essa cepa tinta é nativa do noroeste da Espanha. E você vai ver que ela é mais conhecida do que parece...
 

Vinho

Todos nós sabemos o que é vinho. Mas de onde vem esse nome?